A Coordenação de Apoio Tecnológico à Micro e Pequena Empresa – CATE/CETEM efetuou, nos dias 17 e 18 de janeiro de 2012, das 08h às 17h, na sala 7 (pavilhão didático), treinamento do corpo técnico do Laboratório de Pesquisas Gemológicas e do Laboratório de Caracterização de Rochas Ornamentais, do Núcleo Regional do Espírito Santo. O curso foi proferido pelo consultor e engenheiro químico do IME, Osmar Mulina Pereira, que também é auditor líder para auditorias de certificação (normas ABNT NBR ISO 9001:2000 e OSHAS 18001) e para acreditação de laboratórios (Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005).
O treinamento focou os conceitos de acreditação e certificação, bem como nos requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, quais sejam: comprometimento da organização, confidencialidade, treinamento de pessoal, controle da documentação, auditoria, calibração de equipamentos, levantamento e tratamento de reclamações; validação de métodos, estimativa da incerteza, programas interlaboratoriais, técnicas estatísticas e amostragem.
A capacitação dos profissionais é parte do processo para implantação do sistema de gestão dos respectivos laboratórios do CETEM e será efetuado com base nos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 para competência de laboratórios de ensaio e calibração. A atividade se desenvolve no escopo dos projetos de fomento da FINEP intitulados: "Apoio à Normalização e Avaliação da Conformidade do Setor de Gemas, Joias e Afins" e "Apoio à Normalização e Avaliação da Conformidade do Setor de Rochas Ornamentais". São parceiros nestes projetos a ABNT, INMETRO, CETEM e o IRD.
Redação: Rodrigo Ferraz e Luciana Mofati
Data: 27/01/2012