Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

EXPOT&C/SBPC 2017: CETEM apresenta projetos no pavilhão do MCTIC

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 16h26 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 14h46 | Acessos: 356

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), marca presença na EXPOT&C/SBPC 2017, com estande institucional, no qual serão apresentados alguns projetos desenvolvidos na instituição. Aqueles que visitarem o estande do CETEM poderão obter explicações sobre alguns produtos inovadores que utilizam resíduos de rochas ornamentais como matéria-prima em sua composição e poderão ver em funcionamento o protótipo de uma Unidade de Extração por Solvente. Além disso, poderão conhecer os Elementos Terras-Raras em forma de óxidos e contemplar amostras de rochas da Exposição Mundo Mineral. Saiba mais sobre as atividades que estarão disponíveis ao público no estande do CETEM.

✓ Produtos com resíduos de mármores e granitos em sua composição - Resíduos finos de rochas ornamentais (pós gerados a partir da extração e beneficiamento de mármores e granitos) podem ter variadas aplicações. Pesquisadores promoverão explicações sobre a linha de pesquisa do CETEM que dá novos usos a resíduos finos de rochas ornamentais, contribuindo para a redução de impactos ambientais provocados pela deposição de pó de mármore e granito no meio ambiente. Serão demonstrados alguns produtos que usam resíduos de rochas ornamentais como carga em sua composição.

✓ Operação da unidade de extração por solventes - Operado por técnicos do CETEM, o protótipo da Unidade de Extração por Solventes irá mostrar ao público o processo hidrometalúrgico que permite a extração de um metal a partir de um minério. Como resultado do experimento, serão geradas placas de cobre metálico. Presencie, ao vivo, a transformação.

✓ Demonstração de Óxidos de Terras-Raras - Pesquisadores irão apresentar ao público as famosas terras-raras, em forma de óxidos. Para que você conheça a utilidade desses elementos, serão promovidas explicações sobre uso e aplicação dos ETRs (elementos terras-raras) e sobre os projetos que o CETEM realiza nesta área. O Brasil possui grandes reservas de terras-raras. Deter a tecnologia de extração desses elementos é muito importante para o País.

✓ Exposição Mundo Mineral - Serão expostas amostras de rochas e minerais que, utilizados como insumo pela indústria, exercem influência direta no cotidiano de toda a sociedade brasileira. Uma esmeralda bruta e um geodo de ametista fazem parte do acervo que estará em exposição. Não deixe de conferir.

A EXPOT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação inserida na programação da 69º edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, evento nacional cujo tema será Inovação, Diversidade e Transformações. Reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. A mostra conta com pavilhões climatizados onde ficam abrigados os estandes dos expositores e estará aberta para visitação entre os dias 17 e 22 de julho, das 10h às 18h, na Universidade Federal de Minas Gerais, campus Pampulha, localizado à Av. Antônio Carlos, 6.627, em Belo Horizonte. O estande do CETEM estará no pavilhão do MCTIC.

Outras informações sobre o CETEM, sua linhas de pesquisa e projetos podem ser obtidas no site institucional. Acesse www.cetem.gov.br e saiba mais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página