Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Técnicas de Identificação de Gemas: do Básico ao Avançado

Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 15h40 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 15h37 | Acessos: 1284

O CETEM está oferecendo curso sobre técnicas de identificação de gemas em sua sede no Rio de Janeiro, no Laboratório de Pesquisas Gemológicas - LAPEGE. Serão apresentadas as técnicas tradicionais da gemologia, como uso de polariscópio, refratômetro e microscópio, entre outros, bem como as mais avançadas disponíveis no LAPEGE (técnicas espectroscópicas como Raman, infravermelho e fluorescência de raios-X, apenas pra citar algumas).

O curso irá alternar momentos teóricos e práticos, nos quais os alunos terão oportunidade de fazer uso dos instrumentos tradicionais. Em função de sua complexidade, o uso dos equipamentos mais avançados será limitado a demonstrações práticas. Os alunos inscritos poderão trazer amostras para serem analisadas no decorrer do curso.

Público alvo: Pessoas do ramo joalheiro ou que pretendem ingressar no mercado de gemas, interessadas em aprender os procedimentos para a correta identificação de gemas com auxílio de aparelhos.

Período de realização:28 de agosto (2ª feira) a 01 de setembro (6ª feira)

Carga Horária: 30 horas (6 h/dia)

Horário: 9:00 às 16:00h com intervalo para almoço de 12:00 às 13:00h
Possibilidade de almoço no restaurante do CETEM (R$30,00/quilo)

Programa do Curso:

  • Dia 28/08: Definições e conceitos básicos da gemologia, bibliografia, classificação sistemática das gemas, principais pedras preciosas, noções de classificação de gemas lapidadas, emissão de laudos, atribuições de um gemólogo.
  • Dia 29/08: Principais propriedades físicas das gemas (ex.: índices de refração, densidade, pleocroísmo, luminescência, etc.) e sua medição. Noções de cristalografia.
  • Dia 30/08: Prática de identificação visando separar as principais gemas de suas imitações.
  • Dia 31/08: Gemas sintéticas e tratadas: formas de reconhecimento, com ênfase na microscopia.
  • Dia 01/09: Técnicas avançadas em gemologia (breve explanação sobre as técnicas disponíveis no LAPEGE e demonstrações de casos práticos envolvendo diversas gemas).

Valor do investimento: R$2.250,00

Instrutores:

Dr. Geólogo Jurgen Schnellrath (http://lattes.cnpq.br/5103804386448460)

Graduado em Geologia pela UFRJ (1981), com doutorado em Mineralogia pela Universidade Johannes Gutenberg de Mainz/Alemanha (1989) e especialização em Gemologia pela Sociedade Gemológica Alemã de Idar-Oberstein/Alemanha. Atualmente é Pesquisador Titular do CETEM, onde coordena as atividades do Laboratório de Pesquisas Gemológicas da instituição, tanto na área de pesquisa, ensino, como na de prestação de serviços. Entre as suas principais linhas de pesquisa podemos destacar: caracterização mineralógica e gemológica de novas ocorrências brasileiras de pedras preciosas, desenvolvimento de técnicas não-destrutivas para a identificação de gemas naturais, sintéticas e tratadas, estudo e documentação (fotomicrografias) de inclusões em gemas.

Geóloga Carolina Souza Santiago (http://lattes.cnpq.br/8964274757792074)

Possui graduação em Geologia pela UFRJ (2015) e ensino-médio-segundo-grau pelo Colégio de Aplicação da UERJ (2007). Atualmente é Bolsista PCI do CETEM. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Gemologia

Inscrição

Obs: O curso será realizado dentro das dependências do laboratório de gemas e, em função disto, é limitado a 12 inscritos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página