Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Seminário marca três anos de operação do Núcleo Regional do Espírito Santo em instalações próprias

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 15h51 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 09h43 | Acessos: 1209

O Núcleo Regional do CETEM no Espírito Santo (NRES) sedia no próximo dia 22 de agosto, das 9h às 12h, o seminário Cooperação para Enfrentar Desafios, em comemoração ao terceiro ano de operação do Núcleo em instalações próprias. O NRES localiza-se em Cachoeiro de Itapemirim - ES. O evento, que é aberto ao público, conta com a seguinte programação:

09h - ABERTURA - Fernando A. Freitas Lins (Diretor do CETEM/MCTIC)
09h30 - MESA REDONDA: Importância da cooperação setor produtivo e C&T - ABIROCHAS, CENTROROCHAS, IFES (Campus Cahoeiro de Itapemirim), SECTI – ES, PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, SINDIROCHAS e CETEMAG
11h - PALESTRA: Apoio do Banco do Nordeste ao Setor Mineral - Francisco Diniz Bezerra (Coordenador de Estudos e Pesquisas do Banco do Nordeste)
11h30 - PALESTRA: Desafios para o uso da água na mineração - Sílvia Cristina Alves França (Tecnologista Sênior do CETEM/MCTIC)

Na parte da tarde, a equipe de pesquisadores e bolsistas do NRES prestam esclarecimentos sobre as atividades do CETEM voltadas para o setor de rochas ornamentais, em estande institucional, na 44ª Feira Internacional do Mármore e Granito - Cachoeiro Stone Fair 2017. O evento de 22 a 25 de agosto, das 14h às 20h, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, localizado à Rodovia Cachoeiro x Muqui, KM 01 - Aeroporto - Cachoeiro de Itapemirim, ES.

No espaço, haverá um equipamento portátil que permitirá a realização de ensaios de resistência ao escorregamento. Os interessados poderão disponibilizar materiais para teste no local. A resistência ao escorregamento é um dos requisitos da Norma de Desempenho de Edificações - ABNT NBR 15575. Além disso, serão apresentados programas e projetos desenvolvidos pela equipe do NRES, incluindo os trabalhos de aproveitamento de resíduos de mármores e granitos, que podem ter variadas aplicações. Pesquisadores promoverão explicações sobre a linha de pesquisa do CETEM que dá novos usos a resíduos finos de rochas ornamentais. Serão demonstrados protótipos de alguns produtos que usam resíduos de rochas ornamentais como carga em sua composição.

Outras informações sobre o seminário e a participação do CETEM na Cachoeiro Stone Fair 2017 podem ser obtidas pelo e-mail cetem_es@cetem.gov.br.

Saiba mais sobre o Núcleo Regional do Espírito Santo. Acesse: http://www.cetem.gov.br/institucional/nucleo-regional-do-espirito-santo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página