Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

XXVII ENTMME: CETEM entrega Prêmio de Tecnologia Mineral e apresenta 45 trabalhos

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 10h09 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 08h06 | Acessos: 437

Pesquisadores e bolsistas e do CETEM apresentaram 45 trabalhos em forma oral e em pôster na 27ª edição do Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (XXVII ENTMME). O evento foi realizado na cidade de Belém, no Pará, de 23 a 27 de outubro de 2017. Os trabalhos poderão ser encontrados em breve no site do evento.

Na abertura do evento o Diretor do CETEM, Fernando Lins, entregou o Prêmio CETEM de Tecnologia Mineral, que este ano homenageou o pesquisador emérito do CETEM, Roberto C. Villas-Bôas, falecido em 2016. Villas-Bôas organizou as duas primeiras edições do evento, em 1972 e em 1974, no Rio de Janeiro, quando era professor do Programa de Metalurgia da Coppe/UFRJ. Posteriormente, foi o primeiro diretor do CETEM, em 1978. Uma curiosidade: o primeiro evento contou com apenas cerca de 30 participantes.

Este XXVII ENTMME contou com cerca de 500 inscritos, dos quais 340 estudantes (técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação) e 160 pesquisadores e profissionais do setor. Os cinco Estados que mais tiveram participantes foram, em ordem: Pará, Minas Gerais, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo.

Foram aceitos 295 trabalhos, dos quais 114 para apresentação oral e 181 na forma de pôsteres. 

Prêmio CETEM de Tecnologia Mineral

O Prêmio CETEM de Tecnologia Mineral é o reconhecimento dos melhores trabalhos da edição anterior do evento. A seleção é feita por uma banca composta por pesquisadores do CETEM e designada pela direção da instituição. Os trabalhos produzidos por membros do corpo técnico do CETEM não participam da premiação. O prêmio foi entregue pela primeira vez em 2005. Os trabalhos premiados e os homenageados nas últimas quatro edições do Prêmio foram:

 

EdiçãoTrabalhos premiadosAutores
2017
Em homenagem ao Pesquisador Emérito do CETEM, Prof. Roberto C. Villas- Bôas
Estudo de determinação e controle do tamanho de bolhas geradas em coluna de flotação Angélica da Silva Reis (UFU), Argileu Mendes dos Reis Filho (UFU), Guilherme Ribeiro de Lima e Carvalho (UFU), Pedro Henrique de Morais Luz (UFU) e Marcos Antonio de Souza Barrozo (UFU)
Programa simulador aplicado à lixiviação Reginaldo Saboia de Paiva (Unifesspa), Bruno Soares Mosso (Unifesspa), Kassio Silva dos Santos (Unifesspa), Ailton Pantoja de Souza (Unifesspa) e Jailson da Silva Sousa (Unifesspa)
2015 Elucidação da ação do silicato de sódio como depressor na flotação de calcita e quartzo João Paulo Pereira da Silva (IFAP), Carlos Adolpho Magalhães Baltar (UFPE), José Yvan Pereira Leite (IFRN) e Antônio Eduardo Clark Peres (UFMG)
Planta piloto para a produção do coagulante sulfato férrico a partir de pirita em rejeitos de carvão Angéli Viviani Colling (UFRGS), Renan Fernando Tresoldi Thiesen (UFRGS), Jean Carlo S. S. Menezes (UNOESC) e Ivo André Homrich Schneider (UFRGS)
2013
Em homenagem do Pesquisador Emérito do CETEM, Francisco Lapido-Loureiro
Detecção de bornita, sulfeto deficiente em ferro, como produto da dissolução de calcopirita por difração de raios-x em baixo ângulo usando radiação síncrotron Daniel Majuste (UFMG), Virgínia Sampaio Teixeira Ciminelli (UFMG), Maria Sylvia Silva Dantas (INCT-Acqua), Rogério Magalhães Paniago (UFMG) e Kwadwo Osseo-Asare (Penn State University)
Flotação de partículas ultrafinas: estado da arte e contribuição técnica sobre o ponto de mínimo na eficiência de captura bolha-partícula Alexandre Hanh Englert (UFRGS), Rafael Teixeira Rodrigues (UFRGS) e Jorge Rubio (UFRGS)
2005
Em homenagem aos pesquisadores Gildo Sá e Juliano Barbosa, respectivamente
Talco brasileiro: quantificação da adsorção de piche (pitch) no processo de fabricação do papel Arnaldo Lentini da Câmara (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Magnesita S/A) e Paulo Roberto Gomes Brandão (UFMG)
Purificação da solução de sulfato de índio utilizando resina polimérica de troca iônica Marília Camargos Botelho Fortes e Jeaneth dos Santos Benedetto (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear - CDTN/CNEN) e Afonso Henriques Martins (UFMG)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página