Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CETEM celebra 40 anos com novos desafios

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2018, 14h35 | Última atualização em Quarta, 21 de Março de 2018, 13h12 | Acessos: 1000

O CETEM vem atuando no desenvolvimento de tecnologias para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros desde 1978, e alcança os 40 anos com novos desafios, sendo o único instituto de pesquisa público focado em tecnologia mineral. Foi concebido, estrategicamente, pelo então Ministro das Minas e Energia, Professor Antonio Dias Leite, no início dos anos 1970, para subsidiar a implementação de uma política da época, que visava substituir as importações de bens minerais e desenvolver soluções tecnológicas para os minérios das empresas atuantes no País. Em 1989, foi inserido no sistema de gestão do MCTIC, pela Lei n. 7677/1988, e passou a ser gerido como uma das unidades de pesquisa do CNPq. Desde o ano 2000, encontra-se sob a gestão direta do MCTIC, por meio da Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais (DPO).

A instituição vai celebrar seus quarenta anos com maiores responsabilidades. Com efeito, a promulgação da Lei n. 13.540, em 18 de dezembro de 2017, marca o início de uma nova fase na história do CETEM. Segundo a Lei, o Centro passará a receber 1,8% dos royalties da mineração “para a realização de pesquisas, estudos e projetos de tratamento, beneficiamento e industrialização de bens minerais”. Com mais recursos, haverá mais expectativas por sua contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação na indústria mineral do País. Em breve, será divulgada a programação de atividades e eventos ao longo de 2018, no âmbito da comemoração dos 40 anos do CETEM.

registrado em:
Fim do conteúdo da página