Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CETEM inicia projeto em parceria com a Petrobras sobre o uso de ferramentas moleculares na biorremediação de solos multicontaminados

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 18h40 | Última atualização em Domingo, 20 de Maio de 2018, 19h35 | Acessos: 248

O grupo de Biotecnologia do CETEM iniciou em março de 2018, em parceria com a Petrobras, o projeto intitulado “Aplicação de técnicas moleculares para elucidação e otimização de processos de biorremediação de solos contaminados por hidrocarbonetos e metais”, sendo o mesmo  coordenado pela Dra. Claudia Cunha, do CETEM.

O projeto proposto busca obter conhecimento para embasar inovações ao processo de tratamento, visando abatimento eficiente, por processo sustentável, de passivos ambientais da Indústria do Petróleo. Para tanto, a equipe técnica propõe o emprego de ferramentas moleculares, incluindo o uso de sequenciador de nova-geração (SNG), que permite a construção de plataformas de sequência de DNA a partir de amostras ambientais.

O projeto será desenvolvido no Laboratório de Bioprocessos do Centro de Tecnologia Mineral (LABIOTEC/CETEM), que detém expertise na área de biotecnologia ambiental, consolidada há mais de duas décadas. O LABIOTEC/CETEM possui infraestrutura dedicada a esse tema de P&D, incluindo  equipamentos tais como o  sequenciador de nova geração Ion Personal Genome Machine (Ion PGM), tecnologia Ion Torrent, além do módulo de preparo automático de amostras (Ion Chef). Os resultados obtidos contribuirão  para a implementação de inovações no processo de biorremediação, bem como o possível descobrimento de novas rotas de degradação de poluentes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página