Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

III Seminário sobre Lítio aprofundou discussão sobre a cadeia produtiva, da mineração às baterias

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 14h03 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 15h45 | Acessos: 400

O Seminário ocorreu em 16 e 17 de agosto e contou com 170 participantes e 13 apresentações (já disponíveis no site do CETEM). As principais sugestões serão consolidadas em documento.


Eduardo Soriano - SETEC/MCTIC, Vicente Lôbo - Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral - SGM/MME, Fernando Lins - Diretor do CETEM e Miguel Cedraz Nery - Diretor - ABDI.

O Lítio é considerado um material estratégico, na categoria dos "portadores do futuro", com emprego em tecnologias avançadas, conforme o Plano Nacional de Mineração 2030 (MME, 2011) e a Estratégia Nacional de CT&I 2016-2022 (MCTIC).

O I Seminário aconteceu em 2011 e o II, em 2016. Neste III Seminário, as várias fases da cadeia produtiva, as previsões de demanda de lítio, os projetos em implantação de três empresas de mineração e duas de baterias no Brasil, as aplicações e os vários tipos de baterias em desenvolvimento, bem como a sustentabilidade dos processos produtivos, foram apresentadas e discutidas. Durante os dias do evento, o público presente foi de aproximadamente 170 pessoas.

O mercado mundial de lítio e de baterias à base de lítio deverá crescer extraordinariamente nos próximos anos. Como o Brasil pode participar de forma competitiva deste mercado é a questão de fundo.

Os apresentadores foram previamente solicitados a fazerem sugestões para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Ao final, a comissão organizadora (CETEM, SETEC/MCTIC, SGM/MME e ABDI) ficou com a responsabilidade de organizar as sugestões, colher subsídios adicionais entre os participantes e consolidar um documento propositivo, considerando as articulações público-privadas para promover as oportunidades para a produção no País de produtos com valor agregado à base de lítio.

Clique aqui para a acessar as apresentações do Seminário.

registrado em:
Fim do conteúdo da página