Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Curso Mineração
Início do conteúdo da página

Curso: Conhecimentos Gerais de Mineração e Projetos Minerais

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 16h21 | Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 10h18 | Acessos: 524

Curso Confirmado!

O curso irá ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de junho/2019.
Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.
A inscrição só estará efetivada mediante o envio do Formulário de Inscrição preenchido e comprovante de pagamento para o e-mail rcavalcante@cetem.gov.br (A/C Sr. Rodrigo Cavalcante).

Programa do Curso:

Primeiro dia

  • Mineração: Conceitos Básicos; Principais Características Geológicas dos Principais Depósitos Brasileiros; Fases da Mineração; Métodos de Lavra; Operações Unitárias e seus Equipamentos Principais; Melhores Práticas de Avaliação de Recursos e Reservas Minerais.

Segundo dia

  • Tratamento e Transformação Mineral: Fundamentos do Tratamento de Minérios ; Conceitos Básicos, Tipos de Processo (Gravimétrico, Magnético, Químico), Operações Unitárias, Equipamentos Principais; Desaguamento, Melhores Práticas na Construção e Monitoramento de barragens; Fluxogramas de Beneficiamento Mineral; Considerações Finais Sobre Tecnologia Mineral.

Terceiro dia

  • Condições de Contorno Determinantes para o Sucesso de Empreendimentos Minerais; Transformação de Recursos Geológicos em Empreendimentos Minerais; A Mineração Sustentável, conceitos e melhoras práticas; Fechamento de Mina, estudo de caso e reflexos sócio econômicos e ambientais pós atividade mineral; Gestão e Análise de Risco em Projetos de Mineração.

Período de realização: 17, 18 e 19 de junho de 2019

Carga Horária: 24 horas (8h/dia)

Horário: Segunda a quarta – 8h às 17h

Valor do Investimento: Valor do Investimento: R$ 1.600,00

Informações e inscrições: rcavalcante@cetem.gov.br

Expositor:

Instrutor: Engenheiro Carlos Gonzalez

Carlos Gonzalez possui um extenso conhecimento no desenvolvimento, construção e operação de projetos minerais. Trabalhou por 12 anos na Vale atuando como Gerente Geral no Projeto Ferro Carajás e por 5 anos como COO da Anglo American, sendo o responsável pelo desenvolvimento do Projeto Minas Rio, de 26,5Mtpa e pela Operação do Projeto Amapá. No Grupo EBX atuou como Diretor de Mineração participando do desenvolvimento de projetos de carvão, ferro e ouro no Brasil e América do Sul. Posteriormente tornou-se CEO da MMX, onde coordenou a reestruturação da empresa e a venda de ativos, como os 65% do Porto Sudeste.
Atualmente é consultor independente e membro dos Conselhos da Fundação Gorceix e New Steel Soluções Sustentáveis. Também ministra aulas de economia mineral e política mineral no MBA do IAG/PUC do Rio de Janeiro.
Carlos é engenheiro de minas e geólogo graduado na Universidade Federal de Ouro Preto, com MBA em gerenciamento estratégico de negócios pelo FIA/FEA USP.

Fim do conteúdo da página