Zeólita aumenta produtividade de alimentos
( 23 de outubro de 2003 )
Fonte: Jornal da Ciência

A agricultura brasileira ganhou da ciência mais uma aliada para o desenvolvimento da sua produtividade

Testes com o mineral zeólita no cultivo de alface realizado por pesquisadores do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCT), em parceria com Embrapa Solos, alcançaram 20% de produtividade em relação ao seu cultivo normal.

Os efeitos das zeólitas sobre o tomate e o melão já começaram a ser testados.

O experimento, inédito no Brasil, faz parta do projeto 'Inovação Tecnológica no Uso de Minerais Industriais na Agricultura', coordenado pela engenheira Marisa Monte, do Cetem, que tem por objetivo verificar a aplicação das zeólitas no condicionamento dos solos, contribuindo para solucionar o problema do desperdício de nutrientes solúveis como fosfato e nitrogênio.

A utilização na agricultura das zeólitas tem como característica a alta porosidade e capacidade de troca catiônica do mineral, que pode auxiliar no controle da liberação lenta de nutrientes, facilitando sua retenção no solo, além da alta capacidade de concentração de água.

Os testes com o cultivo da alface foram realizados em ambiente fechado, uma alternativa ao sistema tradicional de viveiros abertos no campo.

O novo método garante um crescimento mais intenso e a padronização da produção de mudas. O sucesso das zeólitas como insumo na agricultura pode transformar o mineral em matéria-prima para a indústria de fertilizantes.

O Brasil possui grandes depósitos de zeólitas e sua extração pode se transformar numa alternativa econômica e social na geração de emprego, renda e na produção de alimentos mais baratos.

O país tem um grande déficit na balança comercial nesta área em função da importação de matéria-prima para fabricação de fertilizantes.

___________________________________________________________________________________________________________