Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Programas e Projetos > Projetos Encerrados
Início do conteúdo da página

Projetos Encerrados

O principal objetivo deste projeto foi realizar uma avaliação da contaminação ambiental por arsênio e um estudo epidemiológico da exposição ambiental associada em populações humanas no município. 

Leia mais...

O Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - CETEM/MCTI, cuja missão é “desenvolver tecnologia para uso sustentável dos recursos minerais brasileiros”, em consonância com as macrodiretrizes definidas pelo Governo Federal, prioriza em seu Plano Diretor 2011-2015 (CETEM, 2011) programas e metas compatíveis com os eixos estratégicos do Planejamento Estratégico do MCTI (MCTI, 2012), estando estes alinhados com os Objetivos Estratégicos e Ações do Plano Nacional de Mineração – 2030 (MME, 2010).

Leia mais...

Apresenta os objetivos e os desdobramentos dos principais projetos desenvolvidos pelo CETEM, nos últimos 20 anos, na linha do desenvolvimento sustentável da mineração, período entre as conferências Rio 92 e Rio+20. Vai de trabalhos pioneiros, inclusive em escala global, sobre o mercúrio no meio ambiente, até os mais sofisticados processos minerometalúrgicos de ponta, passando por uma gama considerável de “tecnologias sociais” desenvolvidas.

Leia mais...

A linha de pesquisa RESÍDUOS: TECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE, iniciada em 2011, refere-se às operações de mineração pretéritas, à lavra predatória, à extração mineral clandestina e aos garimpos ilegais que deixaram passivos que impactaram negativamente o homem e o ambiente e continuam a impactar até os dias de hoje.

Leia mais...

O principal objetivo do projeto “Grandes Minas e APL’s de base mineral x Comunidade Local” é destacar se as grandes minerações e APL’s, atualmente instaladas e em operação no Brasil, geram benefícios sustentáveis líquidos para as comunidades onde as respectivas minas estão situadas.

Leia mais...

Dar suporte e sustentabilidade ao grande aumento previsto da produção brasileira de biocombustíveis líquidos com visão de longo prazo e cenários futuros.

Leia mais...

Rotas minerais na Ibero-América e ordenamento territorial para o desenvolvimento sustentável da sociedade compreende o estudo e a divulgação de rotas de importância para o ordenamento territorial. O projeto é apoiado pelo CYTED (Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) e conta com a participação de 75 pesquisadores de oito países ibero-americanos (Brasil, Chile, Colômbia. Equador, Espanha. México, Peru e Portugal).

Leia mais...

Um grupo de dez instituições científicas, liderado pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), iniciou em maio de 2006 o projeto Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós, cujo objetivo é a elaboração de um diagnóstico ambiental dos sistemas aquáticos desses dois rios amazônicos. O estudo, que deverá ser concluído em 24 meses, é financiado com recursos da ordem de R$ 320 mil do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-HIDRO), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia mais...

Fim do conteúdo da página