Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Refino de Metais Preciosos
Início do conteúdo da página

Refino de Metais Preciosos

Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 09h33 | Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 09h33 | Acessos: 326

Curso de Refino de Metais Preciosos CETEM

Inscreva-se!

Inscrições abertas até o dia 01/11/2018 ou até o preenchimento total das vagas.
Clique aqui para fazer o download do Formulário de Inscrição. A inscrição só estará efetivada mediante o envio do Formulário de Inscrição preenchido e comprovante de pagamento para o e-mail refmetprec@cetem.gov.br (A/C Sra. Rosely Romualdo).

Esse curso visa, com abordagens teóricas e práticas, informar sobre os distintos processos de refino de metais preciosos, particularmente ouro, prata, paládio e platina, a partir de ligas e resíduos desses metais. Adicionalmente, serão considerados os aspectos ambientais na prática desses processos e, ainda, análises das fases metálicas, quer na forma de ligas ou desses metais em suas formas puras, pela técnica analítica instrumental de fluorescência de raios-x.

Programa do Curso:

I) Características Físico-químicas do Ouro, Prata, Paládio e Platina;
II) Refino químico e Eletrolítico de Prata (com abordagens práticas)
          i- Recuperação de Prata de Fontes Secundárias
III) Refino de Ouro
          i - Refino Químico
                    a) Refino pelo Uso de Água Régia
                    b) Refino por Enquartação (com abordagem prática a partir de joias usadas)
          ii- Refino Pirometalúrgico (i.e., processo de cloretação Miller)
          iii - Refino Eletrolítico
          iv - Recuperação de Ouro de Fontes Secundárias
IV) Refino de Paládio e Platina

Período de realização: 5 a 9 de novembro de 2018

Carga Horária: 30 horas (6h/dia)

Horário: De segunda a sexta - 9h às 16h

Valor do Investimento: R$3.000,00

Expositor:

Dr. Luis Sobral
Eng. Químico, Ph.D. em Hidrometalurgia
(http://lattes.cnpq.br/5206902383414887)

Graduado em engenharia química em 1972 pela UFRRJ, com doutorado em hidrometalurgia pelo Imperial College of Science and Medicine/Londres (1993), com especialização em acabamento superficial de metais pela JICA (Japan International Cooperation Agency) em 1979 na cidade de Nagoia. Desde 1979 atua como pesquisador titular no CETEM, responsável por pesquisas sobre refino de metais preciosos e pelo desenvolvimento de processos químicos na extração de ouro e metais de base, a partir de minérios e fontes secundárias. Desde 2005, coordena projetos de biolixiviação de metais de base a partir de minérios primários e intemperizados e biooxidação de minérios auríferos com consequente definição de processos de eletrorrecuperação e refino desses metais.

Colaboradores:

Dra. Débora Monteiro de Oliveira
(http://lattes.cnpq.br/3001538531210662)

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Cidade. Possui mestrado e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da UFRJ. Possui experiência em processos químicos e biotecnológicos e atua, desde 2005, no desenvolvimento processos bio-extrativos de metais de base e preciosos.

Dr. Geólogo Jurgen Schnellrath
(http://lattes.cnpq.br/5103804386448460)

Graduado em Geologia pela UFRJ (1981), com doutorado em mineralogia pela universidade Johannes Gutemberg de Mainz/Alemanha (1989) e especialização em gemologia pela Sociedade Gemológica Alemã de Idar-Oberstein/Alemanha.

Fim do conteúdo da página