Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Seminário Perspectiva Setor Mineral
Início do conteúdo da página

Seminário Perspectivas do Setor Mineral

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 16h42 | Última atualização em Sexta, 13 de Julho de 2018, 17h03 | Acessos: 716

Vagas limitadas!

Data: 17 de abril
Local: Sala Prof. Antonio Dias Leite – CETEM-RJ
Avenida Pedro Calmon, 900 – Cidade Universitária – Rio de Janeiro
Inscrições pelo email: ncerqueira@cetem.gov.br - Sra. Nathalia Cerqueira

Programação

10:00 - ABERTURA: Fernando Lins, Diretor do CETEM

 

10:15 - VISÃO BNDES 2035: MINERAÇÃO E METALURGIA
O BNDES tornou público recentemente o documento VISÃO 2035: Brasil, país desenvolvido, que decorre de seu planejamento estratégico para o período 2018-2035. Com base em três cenários (de destravamento, de potenciação; e de transformação) os especialistas do BNDES analisaram diversos setores econômicos, entre eles o da mineração e metalurgia.

Palestrante: Pedro Paulo Dias Mesquita [BNDES]
Graduado em Ciências Econômicas pela UFRJ, pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo IE/UFRJ. Especialista em políticas públicas de apoio à inovação com atuação pela Finep e atualmente dedicado ao acompanhamento e elaboração de políticas de desenvolvimento para as indústrias de base, no BNDES.

 

10:45 - MINERAÇÃO 4.0: O QUE É, O QUE VEM POR AÍ
A indústria está passando por um processo de transformação que envolve a utilização crescente de ferramentas e recursos sofisticados como IoT, Big Data, manufatura avançada (impressão 3 D), robótica , entre outros, a denominada Indústria 4.0. O desdobramento desta tendência nas atividades minerais tem sido chamado de Mineração 4.0.

Palestrante: Afonso Luis Cavaliere Sartorio [EY]
Afonso Sartorio é líder da prática de Mineração e Metais da EY para a América do Sul. Tem 27 anos de experiência em consultoria em estratégia, gestão, operações e tecnologia para empresas da indústria de base. Graduado em engenharia mecânica pela UFRJ, analista de sistemas pela PUC/RJ, tem MBA em negócios pela Coppead/UFRJ e especialização em finanças corporativas pela FGV/SP.

 

11:15 - 12h - DEBATES: Coordenação: Prof. José Carlos D’Abreu (PUC-Rio)

Fim do conteúdo da página