Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > III IEWD
Início do conteúdo da página

3º DIA INTERNACIONAL DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 15h16 | Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 14h29 | Acessos: 990

Banner do 3º Dia Internacional dos Resíduos Eletroeletrônicos

Sobre

No dia 14 de outubro de 2020, será comemorado internacionalmente o 3º DIA INTERNACIONAL DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS (International E-waste Day - IEWD). O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração (LAREX/USP) realizarão uma série de palestras sobre o tema, com a participação de empresas que atuam na reciclagem. Esta edição do evento será totalmente online e acontecerá por videoconferência entre as duas instituições organizadoras.

A data foi estabelecida pelo WEEE-Forum, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2002, que representa 36 instituições mundiais que atuam na gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE ou WEEE, em inglês). Desde de sua fundação, a entidade conseguiu coletar e destinar mais de 21 Mt de REEE.

De acordo com o Global E-Waste Monitor 2020, o Brasil gera anualmente cerca de 2,1 Mt de REEE, o que indica uma demanda concreta por soluções sustentáveis e eficientes para a gestão adequada com fins de valorização desses resíduos. Em agosto de 2019, foi encerrada a consulta pública do acordo setorial coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente. Este acordo foi firmado entre as empresas produtoras, distribuidores, importadores e comerciantes do segmento, com a definição de metas e prazos para a destinação ambientalmente adequada. Em fevereiro de 2020, foi publicado o Decreto Federal 10240, que estabelece o Sistema de Logística Reversa de REEE a nível nacional, e reafirmou as metas previstas no acordo setorial assinado no ano anterior.

De porte de uma regulamentação específica e interesse de variados setores da sociedade, o país demonstra uma preocupação com o retorno dos REEE à cadeia produtiva, de forma a reduzir os impactos ambientais e garantir a recuperação de valor desses materiais, em prol de uma gestão sustentável e circular do segmento.

Durante o evento, o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) vai lançar a 3ª edição do Manual de Destinação de Resíduos Eletroeletrônicos do estado do Rio de Janeiro (CETEM/CT-UFRJ/INEA), ao longo da programação do Dia Internacional do Resíduo Eletroeletrônico (IEWD 2020). Neste ano, o manual contará com maiores detalhes sobre os desafios da gestão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE), como retorná-los corretamente ao setor produtivo para o seu devido tratamento e valorização, além de práticas adequadas de gerenciamento desse material dentro das organizações (indústrias recicladoras, cooperativas de catadores, ONGs, entre outras) e formas de atuação dos diversos agentes do segmento. Ainda, o manual traz uma lista completa e atualizada com as organizações devidamente habilitadas para atuarem na cadeia reversa dos REEE no estado do Rio de Janeiro, visando informar aos leitores sobre a destinação correta de seus resíduos. A partir de uma abordagem ilustrada e de comunicação clara, o documento objetiva colaborar de forma ampla com todos os agentes da sociedade, a fim de concretizar as medidas de responsabilidade compartilhada previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no segmento dos REEE.

Para participar do evento, faz-se necessária a inscrição, que pode ser feita de forma gratuita através do link: Inscrições Encerradas!

Os participantes inscritos que comparecerem às palestras, receberão certificado, que será, posteriormente, enviado por e-mail.

VAGAS LIMITADAS.

Data
14 de outubro de 2020

Horário
13h às 17:30h

Local: O evento ocorrerá de forma on-line

Comissão Organizadora
Lúcia Helena Xavier - CETEM / MCTI
Raíssa Araujo - bolsista CETEM / MCTI
Marianna Ottoni - CETEM / MCTI
Ricardo Gabbay - UNESP
Ana Mariele - UNESP
Jorge Tenório - LAREX/USP
Denise Espinosa - LAREX/US
Carlos Rosário - LAREX/USP

 

Realização
CETEM / MCTI
UNESP
LAREX/USP

Programação

13:00 Abertura - Diretoria Cetem
13:15 Equipe DATARE
13:30 Vertas - José Cristovam
13:45 FOX - Marcelo Souza
14:00 CIRCULAR BRAIN - Marcus Oliveira
14:15 GMCLog - Marcelo Oliveira
14:30 Ecossistema Flex (Fit/Flex/Sinctronics) - Josué Graton
14:45 Re-Teck - Marcelo Cairolli
15:00 CTI - José Rocha
15:15 INEA - Mona Rotolo
15:30 CETESB - Raissa Pereira
15:45 CNI - Wanderley Baptista
16:00 GREEN Eletron - Ademir Brescansin
16:15 Abree - Mara Ballam
16:30 Debate
17:00 Encerramento - Ricardo Gabbay - UNESP

*Programação sujeita a alterações.

Contato

Raíssa Araujo
E-mail: r3minare@cetem.gov.br

Fim do conteúdo da página