Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM Desafios: Centro lança 2ª chamada do programa
Início do conteúdo da página

CETEM Desafios: Centro lança 2ª chamada do programa

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 11h57 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 11h57 | Acessos: 159

 Interessados em participar da chamada têm até o dia 09 de agosto para apresentar seus projetos de PD&I.

O CETEM torna pública a 2ª chamada aberta do edital do Programa CETEM Desafios para empresários e sindicatos do setor de rochas ornamentais, para apresentação de propostas de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica que possam ser realizados em conjunto pelo CETEM e as empresas. O prazo para o envio de propostas para a 2ª chamada se encerra no dia  09 de agosto.

Os interessados em participar desta chamada poderão sugerir desafios tecnológicos que, se resolvidos pelo CETEM por meio de projetos de PD&I, venham a contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade do setor de Rochas Ornamentais. A iniciativa visa à promoção da inovação a partir da produção de resultados tangíveis para o setor, com base na transferência de tecnologia aos participantes selecionados pelo Edital.

As áreas contempladas na 2ª Chamada do Edital são:

  • Tratamento e aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais;
  • Determinação das propriedades tecnológicas das rochas ornamentais,
  • Ferramentas digitais aplicadas ao setor produtivo e;
  • Estudos de melhorias nos processos de beneficiamento e desenvolvimento de insumos.

A primeira chamada do edital do programa CETEM Desafios foi lançado durante a abertura da Vitória Stone Fair 2019, em fevereiro, e teve como objetivo selecionar propostas de empresas do setor de rochas ornamentais para realizar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em parceria com o CETEM.

Foram recebidas oito propostas, e foi selecionada uma única proposta de projeto de pesquisa tecnológica inovadora sobre alterabilidade de uma rocha de características semelhantes a outras variedades com produção significativa nas empresas capixabas. O resultado da pesquisa poderá causar impacto positivo na produção e comercialização desse tipo de rocha. 

A empresa selecionada foi a PBA SERVICOS E COMERCIO DE PEDRAS ORNAMENTAIS LTDA. O caráter inovador dessa pesquisa se dá pela necessidade de desenvolvimento de metodologia que permita rotinas específicas para esse trabalho e que possa ser replicada em outros tipos de rochas ornamentais.

O CETEM é a única instituição pública de PD&I focada na área de tecnologia mineral, desempenhando, assim, função estratégica e essencial para o desenvolvimento do setor mineral do país.

O edital na íntegra está disponível na página CETEM desafios.

E-mail para contato: cetem.desafios@cetem.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página