Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM e IFES renovam acordo de parceria técnico-científica
Início do conteúdo da página

CETEM e IFES renovam acordo de parceria técnico-científica

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 12h45 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 13h20 | Acessos: 139

O CETEM  e o IFES (Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim) prorrogaram por mais 5 anos acordo de parceria técnico-científica.

A parceria entre o CETEM - com foco nos trabalhos desenvolvidos no Núcleo Regional do Espírito Santo - e o IFES tem se mostrado muito bem sucedida, principalmente no que se refere à formação de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas voltadas ao setor de rochas ornamentais.

É importante também ressaltar alguns itens que compõem a parceria:

- Bolsas de iniciação científica: alunos de graduação dos cursos de Engenharia de Minas e Engenharia Mecânica participam de projetos de pesquisa dos pesquisadores do NR-ES, principalmente relacionados à caracterização tecnológica de rochas ornamentais, desenvolvimento de produtos e processos ecoeficientes (co-produtos oriundos das etapas de beneficiamento), análise do ciclo de vida e aspectos ambientais relacionados à mineração como, por exemplo, emissão de particulados.

- Continuação da participação do NRES no curso de pós-graduação em Tecnologias de Rochas Ornamentais, único  curso do tipo do Brasil, ministrando disciplinas e orientando  monografias dos  alunos.

Alunos do IFES, que foram bolsistas do CETEM, hoje fazem parte do quadro de pesquisadores do NR-ES como bolsistas na modalidade PCI, enquanto outros desenvolvem pesquisas de mestrado e doutorado orientados por pesquisadores do Centro.

A parceria agora renovada permitirá uma ampliação das atividades a serem desenvolvidas em conjunto entre as duas instituições e continuará contribuindo para uma melhoria na qualidade dos serviços prestados por esse importante ramo da mineração brasileira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página