Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM participa de elaboração de relatório sobre uma nova visão sustentável para a extração mineral
Início do conteúdo da página

CETEM participa de elaboração de relatório sobre uma nova visão sustentável para a extração mineral

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 16h28 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 16h55 | Acessos: 202

Instituições brasileiras e internacionais, em um esforço conjunto, desenvolvem relatório com propostas sustentáveis para o desenvolvimento da mineração.  

Ellen Cristine Giese, pesquisadora do CETEM, integrou grupo de 23 pesquisadores brasileiros e alemães que redigiram o relatório intitulado "A new vision of sustainable management in mining and post-mining landscapes".

O relatório foi lançado no dia 27 de novembro, em Belo Horizonte, durante um painel no fórum “O Quadrilátero Ferrífero e os ODS: Visões de Futuro”. A Profa. Virginia Ciminelli (coordenadora do Workshop Brasil-Alemanha em 2018)  liderou o painel que também contou com a participação dos jovens cientistas brasileiros que foram membros do steering committee do documento, Diego Pujoni e Pedro Val (UFMG).

Desenvolvido com o objetivo de contribuir para a melhoraria do cenário atual da mineração em muitos países, o documento aponta uma nova visão para as atividades minerárias, propondo medidas que podem levar a uma mudança de paradigma em direção a um cenário de extração mineral mais sustentável. De acordo com os autores, com esforços conjuntos dos formuladores de políticas públicas, das empresas mineradoras, da comunidade científica e do público em geral será possível alcançar o objetivo proposto.

O relatório foi iniciativa das seguintes instituições: Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina e.V. Nationale Akademie der Wissenschaften, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Zentrum für Wasser- und Umweltforschung (ZWU) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT-Acqua), com apoio da CAPES e FAPEMIG.

Clique aqui para ler o relatório na íntegra.

registrado em:
Fim do conteúdo da página