Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM participa dos Comitês Técnicos da Organização Internacional de Normas - ISO
Início do conteúdo da página

CETEM participa dos Comitês Técnicos da Organização Internacional de Normas - ISO

Publicado: Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 11h41 | Última atualização em Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 11h42 | Acessos: 129

O CETEM integrará a Delegação Brasileira no Comitê Técnico para Normalização de Rochas Naturais, por meio da CEE-187 (Comissão Especial de Rochas Ornamentais da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT), da qual faz parte ativamente.

A ISO é uma organização internacional não governamental e independente formada em 1947 por organismos de normalização de diversos países. A organização reúne especialistas dos 165 países membros que voluntariamente compartilham conhecimento e desenvolvem normas internacionais relevantes para o mercado mundial, dando suporte à inovação e propondo soluções para desafios globais. As normas desenvolvidas nos Comitês Técnicos, e aprovadas por consenso, são publicadas pela ISO e assimiladas por órgãos de normalização nacionais.

Em 2019, a ISO, com anuência dos países membros, formalizou a criação de dois novos Comitês Técnicos:

  • TC – 327: Rochas Naturais
  • TC – 328: Rochas Aglomeradas

A CEE-187, por intermédio da ABNT, decidiu participar de ambos os comitês, cujas decisões afetarão o setor de rochas ornamentais brasileiro. Por um lado, pela normalização de produtos de rochas ornamentais, cuja exportação representa em torno de 1 bilhão de dólares para o Brasil anualmente. Por outro, pela importância da normalização das rochas aglomeradas (superfícies de quartzo e similares), cuja importação vem aumentando progressivamente competindo com as rochas naturais.

No Brasil ainda existem vários produtores de rochas aglomeradas, alguns deles também produtores de rochas naturais, que se verão afetados pelas normas ISO que venham ser publicadas e assimiladas no escopo normativo brasileiro. A CEE - 187, que agrega os principais especialistas e representantes do setor no Brasil, já vem trabalhando há anos na elaboração de normas para Rochas Ornamentais.

Por tanto, foi definida a participação no TC - 327 como Membro Participante, ou seja, contribuidor com os grupos de trabalho dessa comissão e com direito a voto nas decisões a serem tomadas.

A CEE-187 também acompanhará o TC - 328 como Membro Observador, sem contribuir com os grupos de trabalho e com voto limitado, mas podendo participar das reuniões e recebendo informações sobre as decisões tomadas.

Em 16 de dezembro de 2020, o CETEM participou, como observador, da primeira Reunião Plenária do Comitê Técnico para Normalização de Rochas Aglomeradas, ISO-TC328: Engineered Stones. Já no próximo dia 14 de janeiro, o Centro participará da Primeira Plenária do ISO-TC327: Natural Stones.

A delegação brasileira para participar nos comitês ISO é inicialmente composta por: Eduardo Quitete (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT); Carlos Rubens de Alencar (Head Participações); Eduardo Lima (ABNT); Alessandra Bertolani e Fábio Cruz  (Centrorochas); Maria Heloísa Barros de Oliveira Frascá (MHB Serviços Geológicos); e, pelo CETEM, Abiliane Andrade Pazeto, Mônica Castoldi Borlini Gadioli e Nuria Fernández Castro.

Para mais informações:

Rochas Aglomeradas: https://www.iso.org/committee/7913804.html

Rochas Naturais: https://www.iso.org/committee/7913791.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página