Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM progride na redução do consumo anual de água
Início do conteúdo da página

CETEM progride na redução do consumo anual de água

Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 08h05 | Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2020, 09h04 | Acessos: 162

O uso eficiente de recursos hídricos é umas das linhas de ações estratégicas do CETEM.

Em 2020, o Plano de Logística Sustentável do CETEM completa 7 anos de implementação. O plano tem como objetivo a busca contínua pela racionalização do uso de materiais e serviços, e também a adoção permanente das práticas de sustentabilidade. Dentre as oito ações contempladas no PLS acerca do Eixo Água, cinco já foram concluídas, quais sejam:

  • Adequação das instalações hidráulicas em copas e banheiros;
  • Substituição das torneiras de volante por torneiras temporizadas;
  • Captação de água da chuva para abastecer o lago principal e dois reservatórios (lagos auxiliares já existentes);
  • Uso da metade da cisterna principal como reservatório de água da chuva, de grande capacidade, para rega das plantas no interior do edifício, em banheiros de maior consumo e na central de ar-condicionado;
  • Substituição dos galões de água potável por filtros de parede;

As três últimas ações ainda não foram implementadas por exigirem maior investimento de recursos em reformas profundas no sistema hidráulico e elétrico do Centro, quais sejam:

  • Substituição das descargas de parede por descargas acopladas;
  • Instalação de medidores de água em áreas críticas: usina-piloto, central de ar condicionado, lagos e restaurante.
  • Recuperação de água descartada na destilação de água no laboratório;

A ação de maior impacto na redução dos gastos com água foi a implantação do sistema de coleta da água da chuva de grande alcance para abastecer os lagos do CETEM-RJ, a qual eliminou em 100% a necessidade da adição de água proveniente da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro).

Os primeiros resultados já começaram a surgir em 2013, o consumo de água diminuiu em 27%, mas na realidade a queda observada se iniciou nos últimos seis meses do mesmo ano, atingindo uma poupança anual maior que 40%, em outras palavras, 3.500.000 litros, ou, R$ 63 mil, em relação a 2012.

Conforme apresentado no gráfico abaixo, o consumo anual de água diminuiu substancialmente, tanto no CETEM como no Núcleo Regional do Espírito Santo (NRES), inaugurado em 2014, e que também dispõe de uma caixa d’água destinada à coleta da água da chuva, aplicada na irrigação de plantas e limpeza da área externa.

 Gráfico "Consumo anual de água

A economia decorrente do esforço de racionalização do uso de água nos últimos anos pode ser medida pela despesa evitada em 2019, de aproximadamente R$ 180 mil, em relação a 2012.

(Comissão de Sustentabilidade do CETEM, Tatiana Pina)

registrado em:
Fim do conteúdo da página