Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM realiza 4ª edição do curso "Técnicas de Identificação de Gemas: do Básico ao Avançado"
Início do conteúdo da página

CETEM realiza 4ª edição do curso "Técnicas de Identificação de Gemas: do Básico ao Avançado"

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 15h02 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 16h23 | Acessos: 35

O curso utilizou a infraestrutura laboratorial do LAPEGE (Laboratório de Pesquisas Gemológicas) que é um dos mais bem equipados da América do Sul. 

O CETEM realizou, de 03 a 07 de junho, a 4ª edição do curso  "Técnicas de Identificação de Gemas: do Básico ao Avançado". Com carga horário de 35h, o curso, ministrado pelo pesquisador Jurgen Schnellrath, responsável pelo LAPEGE (Laboratório de Pesquisas Gemológicas), apresentou aos alunos técnicas de identificação de gemas lapidadas, iniciando com as já tradicionais da gemologia, como uso de polariscópio, refratômetro, balança hidrostática e microscópio, passando para outras mais avançadas, como as espectroscopias Raman, de absorção nas regiões de luz infravermelha (FT-IR) e luz visível (UV-VIS-NIR), assim como por fluorescência de raios-X. 

Durante as quatro edições do curso, todas com lotação máxima, o CETEM recebeu 48 alunos de diversos setores. Microempresários do setor de compra e venda de gemas e joias, designers de joias e ouvires, geólogos, professores de universidades federais, peritos, empresas e profissionais autônomos envolvidos na extração de gemas passaram pelo Centro, vindos de todas as regiões do Brasil, mostrando a abrangência do curso, que, nesta última edição, recebeu inclusive um aluno vindo do exterior (EUA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página