Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM realiza X Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste em Fortaleza - CE
Início do conteúdo da página

CETEM realiza X Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste em Fortaleza - CE

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 16h56 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 09h53 | Acessos: 216

O X SRONE é o encontro técnico-cientifíco regional de rochas mais importante do Brasil. A edição reuniu cerca de 100 participantes, entre pesquisadores, profissionais, empresários e estudantes ligados ao setor de rochas ornamentais.

Entre os dias 5 e 7 de novembro, a cidade de Fortaleza sediou a décima edição do Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste – X SRONE, no Centro de Eventos do Ceará. Organizado pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTIC) e o Sindicato da indústria de Mármores e Granitos do estado do Ceará (SIMAGRAN-CE), o evento ocorreu juntamente com a Fortaleza Brazil Stone Fair.

Abertura do Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste – X SRONE
Abertura do Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste – X SRONE

A solenidade de abertura foi presidida pelo Dr. Francisco Wilson Hollanda Vidal, Tecnologista Sênior do CETEM e Presidente do Comitê Organizador do X SRONE, tendo como participantes o Sr. Carlos Rubens de Araújo Alencar, presidente do SIMAGRAN-CE, o Sr. Mickaelon Belchior Vasconcelos, Chefe da Residência de Fortaleza do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o Sr. Roberto Benevides de Castro, Diretor de Governança da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE CEARÁ), e o Sr. Orlando Carneiro de Siqueira, Presidente da Câmara Setorial Mineral da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

Durante a solenidade, o Sr. Paulo André de Castro Holanda, Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do estado do Ceará - SENAI, recebeu homenagem em nome de seu pai, o ex-deputado federal Sr. Francisco Ariosto Holanda, em reconhecimento pela relevante atuação como conselheiro do Conselho Técnico-Científico do CETEM, no período de 2000 a 2005, bem como à defesa permanente, como parlamentar, da Ciência e Tecnologia no Brasil.

Também foi homenageado o Sr. Orlando Carneiro de Siqueira, por ter firmado o primeiro acordo de cooperação técnica entre o CETEM e a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS) em 1999, quando era presidente desta instituição, uma parceria que se mantém até hoje.

Os homenageados do evento: Orlando Carneiro de Siqueira e Paulo André de Castro Holanda, que recebeu a homenagem em nome do pai, Orlando Carneiro de Siqueira.
Os homenageados do evento: Orlando Carneiro de Siqueira e Paulo André de Castro Holanda, que recebeu a homenagem em nome do pai, Orlando Carneiro de Siqueira.

Durante o Simpósio, que teve como objetivo a discussão e a troca de conhecimentos sobre os principais desafios do setor, foram apresentadas três palestras, 70 trabalhos nas sessões técnicas e ainda foram realizadas duas mesas redondas. Manfred Haut, MGR Tecnologia e Gestão Empresarial, ministrou palestra que focou em temas da indústria 4.0 no setor de beneficiamento de rochas ornamentais. Maria Heloisa Barros de Oliveira Frascá, MHB Serviços Geológicos Ltda., falou sobre a caracterização e conservação das rochas ornamentais. Enquanto, Carlos Maurício Fontes Vieira – LAMAV/UENF, fez uma apresentação sobre aproveitamento de resíduos.

Os colaboradores do CETEM foram responsáveis por 22 apresentações em pôsteres e seis apresentações orais versando sobre inovação em processos e ensaios, e também sobre aproveitamento de resíduos. Todos os projetos foram desenvolvidos em parceria com empresas e instituições nacionais e internacionais.

Estande institucional do CETEM no X-SRONE
Estande institucional do CETEM no X-SRONE

O evento contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura do estado do Ceará (CREA-CE) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do estado do Ceará (SENAI-CE) e das empresas Guidoni Ornamental Rocks Ltda, Innovare, Cajugram Granitos e Mármores Ltda, Imarf Limestones e Granitos do Ceará Ltda, Granos S/A e Pettrus Mineração. O local de realização do próximo SRONE ainda não foi definido, mas existem propostas para acontecer nas cidades de Salvador – BA e Natal – RN.

registrado em:
Fim do conteúdo da página