Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Grupo de pesquisa formado no CETEM estuda como o setor mineral afeta a Sociedade e o Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Grupo de pesquisa formado no CETEM estuda como o setor mineral afeta a Sociedade e o Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 08h12 | Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2020, 09h04 | Acessos: 206

O Grupo de Pesquisa ECOMIN, que conta com parceiros no IPEA, UFRJ, UFRRJ e UFPA, investiga, por meio de diferentes abordagens, a influência das atividades do setor mineral na sociedade e na natureza.

O Grupo de Pesquisa ECOMIN  (Economia Mineral, Sustentabilidade e Desenvolvimento), cadastrado no CNPq,  formou-se no ano passado, e conta com parceiros no IPEA, UFRJ, UFRRJ e UFPA. O Grupo investiga, por meio de diferentes abordagens, a influência das atividades do setor mineral na sociedade e na natureza. Entre as pesquisas em curso, temos:


Mineração, Espaço e Conflitos – ampliação e atualização do “Banco de Dados de Recursos Minerais e Territórios” (Clique aqui para acessá-lo), bem como o acompanhamento dos marcos regulatórios e a importância da mineração para o desenvolvimento de municípios mineradores.

Mineração e Água  –  desenvolvimento da contabilidade ambiental e construção de indicadores de desempenho ambiental para setor mineral (contas econômicas ambientais e indicadores de desenvolvimento sustentável relacionados aos recursos hídricos). Estes indicadores serão úteis para subsidiar a gestão dos recursos naturais, entre eles a água, nas áreas de mineração.

Minerais Estratégicos e Críticos – estudo comparativo da conceituação desses minerais no Brasil e em outros países, bem como as políticas essenciais para as cadeias produtivas nacionais e internacionais, e as novas tecnologias que demandam materiais mais eficientes na direção da sustentabilidade.

Governança na Utilização dos Royalties da Mineração –  estudos sobre as práticas de aplicação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) pelos municípios e estados mineradores do país, identificando os casos que estejam melhor contribuindo para alavancar o desenvolvimento socioeconômico sustentável na comunidade e na região.

Em breve, o grupo ECOMIN publicará um estudo interdisciplinar sobre o impacto socioeconômico da COVID-19 no setor mineral brasileiro.

(José Sena do Nascimento)

registrado em:
Fim do conteúdo da página