Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Pesquisador do CETEM é um dos vencedores do Prêmio Melhores Práticas da Rede APL Mineral
Início do conteúdo da página

Pesquisador do CETEM é um dos vencedores do Prêmio Melhores Práticas da Rede APL Mineral

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 16h27 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 09h53 | Acessos: 415

O Prêmio Melhores Práticas em APL de base mineral – PMP APL MINERAL 2019 é uma iniciativa do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral – CT RedeAPLmineral, e visa reconhecer processos de pesquisa mineral exitosos na cadeia produtiva do setor mineral.

O pesquisador Roberto Carlos da Conceição Ribeiro foi um dos vencedores do prêmio Melhores Práticas com trabalho sobre Geração de Próteses Ortopédicas Utilizando Resíduos Finos Oriundos do Beneficiamento do Mármore Bege Bahia. O prêmio foi anunciado durante o XVI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais - APL de Base Mineral e o XIII Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral - CT RedeAPLmineral, que ocorreu de 18 a 20 de novembro, em Santa Gestrudes-SP.

O trabalho de Roberto Carlos, desenvolvido em parceria com a pesquisadora Marcia Gomes de Oliveira do INT (Instituto Nacional de Tecnologia), trata da adição de resíduos gerados no beneficiamento do mármore bege Bahia na matriz do poliácido láctico para geração de um compósito mais resistente usado como bobina de impressão 3D, permitindo a impressão de próteses médicas resistentes e a um custo baixo para a população.

Os eventos, que ocorrem anualmente e reúnem as experiência brasileiras em APL de base mineral, foram realizados na sede da Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento),  tiveram como foco a temática: Desafios Inovativos para o Desenvolvimento Sustentável dos APL de Base Mineral. O encontro reuniu empresários, associações, entidades de pesquisas, professores e estudantes de todo o Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página