Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Pesquisadoras do CETEM participam do Conselho de Consórcio Internacional de Organizações Financiadoras de Pesquisa da Rede ERA-MIN 2
Início do conteúdo da página

Pesquisadoras do CETEM participam do Conselho de Consórcio Internacional de Organizações Financiadoras de Pesquisa da Rede ERA-MIN 2

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 12h45 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 14h17 | Acessos: 121

As pesquisadoras Marisa Monte e Silvia França, ambas do Serviço de Processos e Tecnologias Minerais, foram convidadas para integrar o Conselho da Rede Pan-Europeia de Programas de Financiamento de Investigação e Inovação (ERA-MIN 2).

O Conselho é composto  por pesquisadores com reconhecimento internacional e atuará sobre  o tema “Matérias-primas para o Desenvolvimento Sustentável e a Economia Circular”. O Conselho irá escolher 38 propostas de projetos inscritos na Rede. A Chamada deve atrair mais de 200  instituições de todo o mundo.

 Os subtemas contemplados são: fornecimento de matérias-primas da exploração e mineração; design de produtos para economia circular; processamento, produção e remanufatura; reciclagem e reutilização de produtos em fim de vida; novos modelos de negócios, melhoria de métodos ou dados para avaliação de impacto ambiental, aceitação social e confiança/percepção pública de matérias-primas.

Nas chamadas 2017/2018, 21,1 milhões de Euros de fundos públicos foram alocados no apoio a 28 projetos transnacionais. O orçamento disponível para esta Chamada é de 14,5 milhões de Euros.

A ERA-MIN 2 é formada por 21 organizações públicas de 11 países Estados-Membros (Alemanha, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, Romênia e Suécia), duas regiões Estados-Membros (Flandres-Bélgica e Castilha e Leão-Espanha), um país associado (Turquia) e quatro países terceiros (África do Sul, Argentina, Brasil e Chile).

Mais informações sobre estatísticas e projetos financiados estão disponíveis no site do ERA-MIN 2 (https://www.era-min.eu/results).

registrado em:
Fim do conteúdo da página