Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Pós-Graduação em Parceria
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-graduação em Parceria

Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2015, 09h14 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 16h23 | Acessos: 20302

Programa

O CETEM recebe regularmente alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado, e eventualmente especialização, para realização do trabalho experimental em seus laboratórios e usina-piloto, em sua sede, no Rio de Janeiro, com co-orientação dos pesquisadores do Centro, em projetos de interesse mútuo do CETEM e das instituições parceiras. Com a inauguração do Núcleo Regional do CETEM, em Cachoeiro de Itapemerim-ES, em 2014, focado em tecnologia de rochas ornamentais, mais um conjunto de laboratórios pode ser utilizado para essa finalidade.

A cooperação com várias Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT), inclusive do exterior, fica fortalecida com esta modalidade de parceria.

O objetivo do Programa é atrair jovens talentos para desenvolver suas pesquisas no CETEM, após a conclusão das disciplinas na universidade. O interesse é, especialmente, em projetos de pesquisa voltados à inovação tecnológica e ao incremento da cooperação científica com o setor produtivo mineral. Para tal, foram instituídos incentivos aos alunos de pós-graduação que incluem bolsa complementar por desempenho acadêmico ou por participação em projetos tecnológicos contratados por empresas, que podem até duplicar o valor da bolsa já recebida pelo aluno, fornecida pelo sistema público de concessão de bolsas. Outros incentivos são a participação em eventos técnico-científicos e em cursos e estágios de curta duração que promovam a capacitação do aluno no tema do seu projeto ou afins, alinhados com as metas do Centro.

As normas do Programa de Pós-Graduação em Parceria, que trata dos critérios de seleção do aluno de pós-graduação, dos compromissos assumidos pelo envolvidos na parceria e dos incentivos ao aluno, constam da Ordem Interna nº 14, de 09 de abril de 2015. Clique aqui para baixar a OI.

O formulário anexo deve ser preenchido e assinado pelas partes envolvidas no projeto de pós-graduação a ser realizado em parceria com o CETEM. Clique aqui para baixar o formulário.

Comissão e contatos

Os contatos devem ser feitos com a Coordenação de Pós-graduação em Parceria do CETEM, através do endereço posgrad-parceria@cetem.gov.br

Comissão do Programa de Pós-Graduação em Parceria - CPPG

Silvia Cristina Alves França - Presidente (sfranca@cetem.gov.br)
Claudia Duarte Cunha - Vice-Presidente (ccunha@cetem.gov.br)
Julio Cesar Guedes Correia (jguedes@cetem.gov.br)
Otavio da Fonseca Martins Gomes (ogomes@cetem.gov.br)
Paulo Ricardo Pereira Carlos (pcarlos@cetem.gov.br)

Fim do conteúdo da página